sábado, 17 de janeiro de 2015

Macaxeira de 2,30m é colhida por lavrador em Arame-MA


Manoel Alves (Manelim) segurando sua grande mandioca, ao fundo sua plantação
O lavrador Manoel Alves (Manelim) colheu nesta sexta feira, 16 de janeiro, no povoado Cujubeiro, zonal rural do município de Arame, uma macaxeira em uma pequena plantação feita no quintal de casa. Quanto a colheita nada de anormal, a surpresa foi quando se viu o tamanho da macaxeira, dois metros e trinta centímetros.

Foi uma grande surpresa para os moradores vizinhos que afirmaram nunca ter visto uma macaxeira tão grande como a plantada e colhida pelo Manelim, que agora ganhou um novo apelido, o homem da maior mandioca da região.

Manelim fez questão de consultar e mostrar o novidade para o Engenheiro Florestal Enilton Silva, que também ficou surpreso com o tamanho da raiz, uma vez que é totalmente orgânica (não foi usado nenhum tipo de fertilizante pra corrigir o solo nem nenhum tipo de inseticida na pequena plantação), uma explicação para o fato raro pode estar  no fato do solo estar muito fofo e muito fértil o que possibilitou que a macaxeira se desenvolvesse mais que as outras que foram plantadas na mesma época, afirma Dr. Enilton.

A Macaxeira (Manihot esculenta) é uma planta brasileira e o nome vem do tupi-guarani maka'xera, que significa espíritos dos caminhos e das obras ou demônio, é conhecida também com nomes populares em algumas regiões do país como aipim e mandioca-mansa.  

Engenheiro Florestal Enilton Silva com Manelim
“Essas denominações são atribuídas às raízes da mesma planta ou espécie mas que apresentam baixa toxicidade enquanto as plantas que contém maior teor de toxicidade são denominadas como mandioca, que é usada para fazer a farinha.” esclarece o Dr. Enilton Silva.


Para o Engenheiro Florestal a macaxeira é um típico camelo vegetal, pelo fato da planta crescer em solos pobres e resistente a períodos de seca longos. Dr. Enilton explica ainda que o fato se trata de uma anomalia, normalmente uma macaxeira mede entre 20 a 40 centímetros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário